Evangelismo no local de trabalho: pescando os que procuram

 

Por Ruth Siemens

O evangelismo de pesca me dá alegria! Mas eu lembro como eu costumava lutar. A maioria dos obreiros cristãos luta com o evangelismo e raramente o faz. Até muitos missionários ministram principalmente a outros crentes.

Antes de ir para o exterior, os cristãos precisam se perguntar: "Como Deus está me usando agora no evangelismo no meu bairro, no meu local de trabalho e no meu campus?" Porque atravessar um oceano não será fácil. Eu sei por experiência própria.

Eu costumava escolher um alvo inocente, depois planejava minha abordagem, meu sermão de tamanho único e meu pedido de decisão. Mas quando eu estava pronto para falar, fiquei tão tenso que minhas vítimas também ficaram envergonhadas. Meu problema? Eu era caçador. Mas eu caçava com pouca frequência. Duas razões:

Primeiro, eu tinha uma definição ruim - que o evangelismo estava ganhando pessoas para o Senhor. Portanto, se eu achava que uma conversa não terminaria em uma decisão, desistia em vez de arriscar mais uma falha. Mas o evangelismo está apenas alegremente declarando a glória de Deus! Está dizendo às pessoas sobre Jesus Cristo! Ganhar pessoas é o resultado desejado. Não devemos confundir a atividade com seu resultado. Devemos nos alegrar sempre que pudermos dizer uma palavra apropriada para sobre o Senhor e voltar os pensamentos das pessoas para ele.

Segundo, eu não sabia a quem abordar nem como começar. Eu tinha uma lista de ótimas frases de abertura! Mas senti uma forte relutância em invadir a privacidade das pessoas em um assunto tão pessoal. Eu temia pegá-los em um momento estranho. Eu temia ser rejeitado.  Muitos fazedores de tendas também temem a perda de emprego, prisão, ou expulsão de seu país anfitrião! O evangelismo de pesca pode reduzir todos esses riscos, para que possamos evangelizar com mais frequência, confiança e resultados.

Pescando os interessados

Jesus disse que evangelizar é pescar as pessoas. Pescar, não caçar. Em vez de um evangelismo indiscriminado, você busca aqueles que buscam pessoas indiferentes ou antagônicas. É o que Jesus fez e o que Paulo e Pedro ensinaram. Você descobre os interessados colocando iscas para obter perguntas. No seu bairro, local de trabalho ou campus, a isca é de dois tipos:

  1. Sua vida: integridade pessoal, seu caráter, pureza moral, graça, veracidade - independentemente da crise. Trabalho de qualidade para o empregador - como se ele fosse Jesus Cristo! Paulo insiste! Relações de cuidado, dando tempo e energia dispendiosos, conselhos e ajuda prática, de maneira carinhosa. Você é imperfeito, portanto,  se desculpe por falhas e admita que ainda está aprendendo.

  2. Suas palavras: Breves e apropriados comentários sobre Deus, com tato, inseridos em conversas seculares. A isca é pequena. Você joga pequenas bombas espirituais de uma maneira casual e natural (como se todos concordassem) - depois muda de assunto. Isso deixa as pessoas livres. Elas farão perguntas se conseguirem sentir que poderão ter a iniciativa.

Eu havia acabado de  chegar a Lima, no Peru, como fabricante de tendas, para ganhar a vida em uma escola primária e secundária bilíngue secular. Na recepção do conselho, conheci Marta, uma professora peruana. Depois de alguns minutos de conversa fiada, fiquei surpreso quando ela disse: "Acho que você sabe o que há na Bíblia - você me ensinaria?" (O que eu disse para obter essa pergunta?) Soube que ela estava aberta a Deus porque o marido piloto acabara de morrer em um acidente. Depois de alguns estudos bíblicos, ela dedicou sua vida a Deus.

Algum tempo depois, uma professora entrou no meu escritório e disse: "Você teve sorte de encontrar o dinheiro que você perdeu!" Eu quase concordei, mas... sem interromper meu trabalho, eu disse alegremente: "Oh, não foi sorte! Orei insistentemente e Deus me ajudou a encontrá-lo!" Então mudei de assunto. Como eu a deixei livre, ela voltou e perguntou: "Você realmente acredita que Deus se importa com uma coisa dessas?" Compartilhei uma oração respondida da semana anterior e mudei de assunto. Ela voltou. Se eu falasse demais, ela teria me evitado.

Um incidente inesquecível ocorreu logo após a minha chegada ao Brasil para administrar uma escola primária secular. O diretor da escola secundária adjacente veio me dizer que um de seus professores se afogou no fim de semana. Eles estavam planejando um culto fúnebre. O grupo de canto estava aprendendo um hino, mas nenhum professor do ensino médio estava disposto a fazer a oração. Eles sugeriram que eu o fizesse! O que fez com que meus novos conhecidos pensassem que eu poderia orar? Talvez eles tenham visto eu curvar minha cabeça brevemente antes do almoço na cafeteria.

No grande culto fúnebre, pedi a Deus que confortasse a família e os amigos e depois acrescentei alegremente: "Obrigado, Senhor, por sabermos sobre a vida após a morte!" Durante dias, professores e alunos de ambas as escolas vieram ao meu escritório.

Deus me ajudou a pescar uma rede cheia de interessados! Também apareceram alguns alunos cristãos do ensino médio, com quem eu criei um clube bíblico para ensiná-los a conquistar seus amigos. Minha isca quase imperceptível acelerou e multiplicou meu ministério de fazedores de tendas!

Observando os benefícios

  1. O evangelismo de pesca é agradável porque as perguntas dos interessados mostram o que eles querem saber e que o momento é conveniente. Você não se impõe.

  2. O evangelismo de pesca é paciente e gentil, permitindo que os interessados acompanhem as conversas à medida que estiverem prontos. Desinteressamos as pessoas, prematuramente, com conceitos desconhecidos ou confundindo-as. Em Curitiba, Brasil, a estudante de medicina Maria veio morar comigo. Mas ela disse: "Não espere que eu evangelize. No ano passado, todos desapareceram nas salas de aula quando eu cheguei". Concordamos em não falar sobre Deus, a menos que eles pedissem. Os alunos vieram - até 30 de cada vez! (Uma vez tivemos 60!) Eles trouxeram partes de cadáveres para estudar para os exames! Eles fizeram perguntas. Logo estávamos conduzindo um estudo bíblico espontâneo aos sábados e durante a semana. Quando nos dividimos em três grupos, alguns vieram três vezes por semana! Todos não crentes.

  3.  O evangelismo de pesca respeita as pessoas. Você os trata como pessoas, não como objetos. Eles são tão únicos quanto suas impressões digitais. Eu personalizei minha abordagem com Ramon, o estudante brasileiro de filosofia e com a minha empregada Benta, os quais entraram em pânico por medo de engravidar.

  4. O evangelismo de pesca é, exatamente, um alvo, e não um tiro no escuro. As perguntas dos interessados mostram o que dizem e o que querem! Suas perguntas revelam sua história espiritual, seu conhecimento da verdade, seus conceitos errôneos, suas necessidades sentidas e seus obstáculos à fé. Você constrói sobre o que o Espírito de Deus está fazendo, pacientemente, em vez de correr à frente dele.

  5. O evangelismo de pesca é culturalmente sensível. As perguntas dos candidatos internacionais podem apreender suas visões e exposições do mundo. Você não responde perguntas que ninguém faz.

  6. O evangelismo de pesca é discreto. É ideal para ambientes espiritualmente hostis, incluindo universidades. Estes são microcosmos do nosso mundo multicultural e anticristão - excelentes laboratórios de treinamento missionário! Hoje, oitenta por cento da população deste planeta vive sob governos que restringem a entrada de missionários. Mas eles admitem profissionais cristãos com habilidades necessárias - criadores de tendências! O evangelismo de pesca ajuda esses expatriados (e crentes locais) a atrair os que os rodeiam sem se mostrarem antagonistas desesperados.

  7. O evangelismo de pesca é um ministério de tempo integral. Mesmo no contexto de um emprego em tempo integral! Você está sempre sob o escrutínio implacável dos não crentes. Os trabalhos seculares não são um inconveniente, mas uma provisão de Deus - os contextos compartilhados nos quais, você vive o evangelho e induz uma sede espiritual nos observadores. Dois cristãos juntos ou mais causam o dobro do impacto, porque a interação graciosa entre eles tem uma qualidade sobrenatural que atrai e convence os que são selecionados.

  8. O evangelismo de pesca leva a estudos bíblicos evangelísticos. Em vez de responder a uma terceira ou quarta pergunta, diga: "Eu não sou uma autoridade nesse assunto, mas você gostaria de ver o que Jesus disse?" Pegue um pequeno Novo Testamento e faça perguntas em alguns versículos. Isso levanta novas questões que exigem outra passagem. Logo, o interessado fica animado com um estudo bíblico semanal e traz amigos! Use principalmente narrativas do Evangelho. Esses vídeos de Jesus em ação são uma literatura evangelística da Bíblia. Contar histórias ainda é o principal canal de verdade em culturas não ocidentais. As histórias tocam as pessoas mais profundamente do que argumentos lineares. Ajude os interessados a observar Jesus e interagir com Ele indiretamente através dos personagens. Jesus é sempre o atalho no evangelismo. Ele revela o Pai.

  9. O evangelismo da pesca é bíblico. À medida que a hostilidade judaica crescia, Jesus ensinava através de parábolas. Essas histórias carregadas permitem que os ouvidos voltem para casa com seus preconceitos intactos. Mas os interessados acompanham os discípulos até em casa para ouvir as explicações de Jesus. Ele não lançou Suas pérolas aos porcos, aos escarnecedores que conseguiram zombar da verdade sagrada, dissuadir os interessados e encurtar sua própria missão.

Pedro disse aos convertidos para não temerem como o fazem as pessoas hostis, mas viverem vidas piedosas, confiá-las a Cristo e estarem prontos para responder graciosamente às perguntas - especialmente sobre a esperança delas. Como as pessoas podem se surpreender com sua confiança e alegria, mesmo em meio à perseguição física e discriminação econômica. Que isca! Se presos, eles sabiam que Deus queria alcançar as autoridades. Foi assim que ele transformou Saulo, o principal perseguidor da igreja, em Paulo, o apóstolo amado!

Paulo também disse aos convertidos que atraíssem os interessados pelo meio de sua vida santa e comentários instigantes sobre Deus, para depois responderem às suas perguntas. Ele disse aos escravos convertidos e aos trabalhadores pagos que prestassem o mesmo serviço árduo como se estivessem fazendo para Jesus! O trabalho secular deles se transformou em um ministério espiritual! Se o bom trabalho deles conquistar o chefe da família, isso poderá transformar toda a família e todos os seus empregados em uma nova igreja doméstica!

Paulo não apenas ensinou - ele demonstrou. Ele ganha a vida como artesão, fazendo tendas de pele de animal. Suas três razões principais: 

  1. Ganhar credibilidade para si e para o Evangelho. Ele não falou sobre coisas religiosas porque foi pago para fazê-lo.

  2. Facilitar sua identificação com os trabalhadores. 

  3. Facilitar esse modelo para os convertidos.

Ninguém jamais viu um cristão! Ele exemplificou uma vida santa em uma cultura idólatra e imoral. Ele exemplificou uma ética de trabalho bíblico para uma sociedade que não a possuía. Era essencial que houvessem convertidos piedosos, famílias e famílias independentes. Ele exemplificou o evangelismo não remunerado. Todos os seus convertidos devem pescar ou buscar  responder às perguntas deles! O objetivo de Paulo era o crescimento exponencial da igreja - não apenas adição ou multiplicação simples!

Se você é um estudante ou um cristão que trabalha, se você vem mantendo um contato natural com os mesmos não crentes, conhece a mentalidade e o jargão deles, não se intimida porque é um deles, esta é uma evidência de que o Evangelho funciona para pessoas comuns.

Respondendo às perguntas

Pedro diz: "Esteja pronto para responder às perguntas". Paulo diz: "Saiba como responder". Não tema as perguntas que os candidatos fazem, e sempre apresente-se como aprendiz e não como autoridade. Torna-se menos ameaçador para os interessados, tirando a pressão sobre você. Caso você não consiga responder a uma pergunta, apenas diga: "Me dê até amanhã para que eu possa organizar meus pensamentos e explicar claramente". Em seguida, consulte a Bíblia, um livro ou mesmo converse com outro cristão. Você pode dar um livreto apropriado.

As perguntas dos interessados dependem de como eles entendem sua própria religião. (Se você critica, seja gentil). Caso você tenha que criticar, faça-o com gentileza, focando apenas na verdade. (Principalmente, apenas dê a verdade). As necessidades humanas mais profundas são universais. Um bisavó muçulmano no Golfo Árabe perguntou a um professor de linguística cristã: "Por que meu povo e eu temos tanto medo de morrer? Acho que temos corações sujos - mentimos, enganamos e roubamos". Ele respondeu: "Deixe-me contar como Jesus limpou meu coração sujo". Um engenheiro na China disse ao professor de inglês: "Quero saber sobre Deus - há um livro sobre ele?"

Espere perguntas em três áreas:

  1. Testemunho pessoal. Como você encontrou Deus? Como você sabe que suas respostas à oração não são meramente sugestões automáticas? 

  2. Apologética (defesa da fé). Deus existe? Por que Deus permite o sofrimento?

  3. Fatos do evangelho. Quem era Jesus? Por que ele morreu? Ele ressuscitou da sepultura? Como a morte de Jesus pode salvar? 

Considere os quatro pontos a seguir - o mínimo que os candidatos devem entender. Mas você não deve ter como regra falar um pouco sobre eles, mas usa-los como uma lista de verificação para saber sobre as dúvidas dos interessados (quais partes os interessados ainda não sabem).

Deus: Ele é nosso Criador. ( não entre em uma discussão sobre evolução.) Ele está amando. Ele é santo. Apresentar seu amor sem sua santidade é distorcer o evangelho. 

Pessoas: são culpadas e espiritualmente mortas - afastadas de Deus,  a única fonte de vida. Uma macieira serrada pode parecer idêntica à crescente ao lado, mas logo  manifesta sua morte. A questão não é se as pessoas são boas ou más, mas se estão mortas ou vivas. 

Jesus Cristo: Ele é Deus e homem ao mesmo tempo. Ele viveu uma vida sem pecado, morreu uma morte voluntária na cruz pelos nossos pecados, ressuscitou corporalmente dos mortos, triunfou sobre todos os seus adversários humanos e não humanos e está reinando no trono com Deus, hoje. Resposta: Os interessados devem acreditar nos fatos do evangelho, se arrepender de sua rebelião passiva ou ativa, e convidar Jesus Cristo como Senhor, a gerenciar suas vidas! Ele entra através do seu Espírito (que não pode morrer), dando-lhes a vida eterna! Ele ajuda a obedecer e a agradar o seu novo rei. Que boas notícias para compartilhar!

Dando uma chance à pesca

Ao se concentrar em um estilo de vida sagrado, atraente e sem julgamento, você pode ganhar habilidade em lançar pedaços apropriados de isca verbal. Responda às perguntas dos candidatos e desenvolva uma amizade com eles. Você estará evangelizando espontaneamente mesmo entre pessoas estranhas! está divulgando espontaneamente até estranhos!

Recentemente, em uma escala no aeroporto do Texas,  eu desejava compartilhar as boas novas, mas de qual estranho eu deveria me aproximar e o que deveria eu dizer? Expressei saudações amigáveis a todos quando me sentei. Imediatamente, uma mulher me perguntou que trabalho eu realizava faço. Eu disse: "Ajudo os cristãos que estão à procura de emprego em outros países a encontrarem pessoas feridas ao seu redor e dizer-lhes como Jesus Cristo pode ajudar". Ela pegou minhas duas mãos e disse: "Estou tão feliz que você está aqui! Sou uma pessoa machucada!" Ela havia ficado viúva recentemente. Eu fiquei triste quando o meu voo foi chamado, porém, descobrimos que estávamos no mesmo voo! Ela foi designada para o assento 12A e eu para 12B! Na decolagem, ela fez o sinal da cruz três vezes e,  então,  eu descobri  que ela era católica e estava com medo de voar.

Deus espera que todos os cristãos compartilhem o evangelho às pessoas ao seu redor. Ao mesmo tempo em que você procura os interessados, seu estilo de vida está transformando outras pessoas indiferentes aos interessados. Por que não tentar essa abordagem de pesca quanto ao evangelismo? Jesus, Pedro e Paulo consideraram-na frutífera mesmo em ambientes hostis. Experimente a alegria de compartilhar as boas novas para pessoas interessadas! Em seguida, faça o mesmo em outro país e depois em um trabalho secular. Seja um fazedor de tendas em 80% do mundo que restringe ou nega o acesso aos missionários!

 ---

Miss Siemens foi para o Peru como educadora de tendências e trabalhou 27 anos com o IVCF-IFES, principalmente movimentos estudantis pioneiros na América Latina e na Europa. Em 1976, ela fundou um serviço de referência para trabalhos em tendas, treinamento de missões e aconselhamento - Global Opportunities.

Leia também:
Ruth Siemens - Chamada para fazer tendas
Por que Paulo fazia tendas?

Bibliografia:

Rebecca Pippert and Ruth Siemens. Evangelism, A Way of Life. A Lifeguide Bible Study. Downers Grove: IVP. 1985.
Rebecca Pippert. Out of the Salt Shaker and into the World. Downers Grove: IVP. 1979.

Notas finais:

1. Salmo 96: 3
2. Marcos 1: 16-18
3. Col. 4: 5, 6
4. 1 Pedro 3: 14-16
5. 1 Tes. 2:10, 1 Tim. 4:12
6. Col. 3: 22-25, Ef. 6: 5-9
7. 1 Tes. 2: 4-12
8. João 17: 18-23, 13:34, 35
9. João 14: 6. Atos 4:12
10. Marcos 4: 10-13
11. Mat. 7: 6
12. 1 Pedro 3: 14-16
13. Col. 4: 5,6
14. Ef. 6: 5-9, Col. 3: 22-25. Domicílios: Cornélio, Lídia, Jason, Gaio, Onesíforo, etc.
15. 1 Cor. 9:12, 1 Tes. 2: 1-6
16. 1 Cor. 9: 19-23
17. 2 Tes. 3: 6-12, esp. v. 9
18. Mat. 10:32, 33, 28: 18-20