Volta ao mundo sem sair do “Home Office”

A experiência dos brasileiros no Go Equipped Internacional

Por Sabrina Barroso & Celimar Morais

Maio de 2020. Covid-19. Pandemia mundial. Incertezas. Mudanças. MUITAS mudanças! E também oportunidades incríveis. Afinal, você já pensou em se reunir com cristãos de diferentes países para aprender mais durante esse tempo???

Ocorrendo totalmente online, o programa do Go Equipped contou com a participação de pessoas na Ásia, Oriente Médio, África, Europa, América do Norte e América do Sul. Esta turma contou com a presença de 7 brasileiros, apenas 2 no Brasil e, 5 deles, tentmakers que estão atualmente na França, Noruega e no Sul Asiático. O programa foi organizado em seis semanas de estudos na plataforma e três encontros online. Tudo foi pensado para que os participantes tivessem a oportunidade de interagir com pessoas de diferentes nacionalidades.

Que tal aproveitar para conhecer um pouco da história de nossos concidadãos brasileiros e o que eles acharam desta experiência de preparo multicultural em meio à pandemia?! Vamos lá!

Primeiramente: Como foi esse Global English todo, hein?!

“Entre mortos e feridos, todos foram salvos!” A diversidade não estava apenas nos participantes. O conteúdo do Primeiro Módulo na plataforma é ministrado por Steinar Opheim (Noruega), Gustavo Borges (Brasil) e Victor Agbonkpolor (Nigéria). Apesar de parecer desafiador este misto de sotaques,  “o ouvido acostumou” e foi realmente tranquila a experiência!

O que nossos brasileiros acharam da versão online deste programa?

Vitória, que está a uma hora de vôo do escritório Internacional da Tent na Noruega, técnica de instrumentação, original de Macaé e que atua na indústria do petróleo, participou do primeiro Go Equipped no Brasil. Segundo ela, a versão online possibilita uma aprendizagem semanal, com mais tempo de absorção e aplicação do conteúdo. “Deus falou muito comigo durante o primeiro módulo do Go Equipped online. Me abriu os olhos para algumas práticas importantes, a cada resposta que precisava dar às perguntas. Foi um tempo de reflexão, quando muitas vezes fui confrontada, consolada... Aprendi bastante!”

Este mesmo ponto também foi elogiado por Mariana, doutoranda em Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela só sentiu falta dos breaks do curso presencial, que facilitam o network. Além disso, ela ressaltou a oportunidade de se conectar com pessoas ao redor do mundo e com diferentes atuações na sociedade. Antes não entendia muito [ser física], mas hoje percebo que posso me ver, de certa forma, inclusive como resposta de oração da missão da Tent, uma vez que não conheço outro cristão no departamento de física de minha universidade. Posso me enxergar hoje como embaixatriz de Cristo no meu ambiente de trabalho.”

O que mais impactou nossos entrevistados?

Ponto muito destacado pelos brasileiros foi o testemunho da norueguesa Bjø rg, professora de inglês. Com mais de 30 anos de experiência como tentmaker na África e na Ásia, Bjorg trouxe desafios e alegrias de sua jornada, respondendo às perguntas dos participantes. 

André, historiador candidato ao PhD na França, falou de sua identificação com ela por também ser professor. André participou do curso juntamente com sua esposa, Raquel, tradutora e revisora da Língua Francesa. Eles ressaltaram o pequeno grupo liderado por Praise da Nigéria e a segunda aula do Steinar. “O que me impactou foi pensar a especificidade do ambiente de trabalho enquanto campo missionário. Confesso que nunca tinha pensado por esse ângulo. Para mim, era perfeitamente aceitável "adaptar" métodos de evangelização de outros campos para o campo profissional. Refletir sobre essa especificidade me ajudou a reorientar minhas estratégias de anúncio das Boas Novas“.

Quem também está na França é o catarinense Akira, estudante de Engenharia Agrícola em intercâmbio. Ele destaca que queria uma profissão que impactasse diretamente a vida das pessoas, principalmente das mais vulneráveis. E, segundo ele, está cada dia mais apaixonado com a visão bíblica de Fazedor de Tendas.

Já no outro lado do mundo, contamos com a participação da Rute* com visto de negócios em um país do sul asiático. Para ela, que também participou da versão presencial no Brasil em 2018, foi uma oportunidade de interagir com os palestrantes e compartilhar na plataforma diversas experiências do seu dia-a-dia. Eu sempre entendi que através da profissão ou dons que Deus havia me dado eu poderia servi-Lo em qualquer lugar, eu comecei a realizar isso no meu trabalho no Brasil e por muito tempo no sertão do nordeste, mas eu pretendia sair do país para cumprir o chamado de Deus, principalmente entre os povos não alcançados. Então através da Tent cheguei ao sul asiático”. Rute* foi acompanhada durante sua preparação através do Programa Go Ahead e agora está caminhando com a Tent no campo no programa Go Together.

De volta ao Brasil, temos o Bruno no Rio de Janeiro, que está terminando sua segunda graduação em Engenharia. “O Senhor, ao longo da minha caminhada, foi deixando clara minha vocação transcultural. Por minhas próprias experiências, falando pessoalmente comigo por meio das Escrituras sobre a carreira do apóstolo Paulo e até mesmo usando outras pessoas. Quando participei do Vocare no navio Logos Hope no Rio de Janeiro, das três agências que se apresentaram que foram muito boas, a Tent falou no meu íntimo. Desde então comecei a fazer os cursos e a servir como voluntário, e a cada etapa eu sinto uma confirmação. Vamos ver o que Deus tem me reservado para o futuro!”

E a viagem continua...

A partir deste ano o Go Equipped está sendo oferecido totalmente online pela Tent International. Para aqueles que já começaram esta aventura, o Módulo 2 estará disponível a partir do dia 24. https://www.tentinternational.org/events/goequippedm2  A próxima turma do Módulo 1 às inscrições estão disponíveis até o dia 14 de agosto. Se você também está interessado em usar os dons e talentos que Deus lhe deu para fazer Cristo conhecido através da sua profissão, negócios ou estudos, inscreva-se! https://www.tentinternational.org/events/goequippedm1  Se o inglês ainda é uma barreira, fique atento às nossas turmas do Go Experience Online

Que tal um upgrade?

Gostou das histórias? Quer conhecer mais pessoas usando suas profissões fora do Brasil? Aproveite para acompanhar a série Jetlag no Podcast dos irmaos.com. A história da Vitória que saiu do calor de Macaé no Rio de Janeiro e foi parar no Círculo Polar Ártico a trabalho já está disponível neste link.

Previous
Previous

Participe do GO Discover em Português

Next
Next

Tent Brasil oferece nova turma do curso GO Experience em agosto