A Libéria deseja enviar tentmakers [fazedores de tendas]

"Damos prioridade ao contato com os estudantes". Este é um grupo com grande mobilidade que pode ser facilmente mobilizado, diz o diretor do Tent Liberia, Christopher Johnson. A foto é do curso GO Equipped que aconteceu no final do mês de Fevereiro no campus da Universidade da Libéria.

A Libéria está acostumada a receber missionários. Agora são tomadas iniciativas para transformar o país, anteriormente devastado pela guerra, em uma nação de envio. O modelo tentmaking [fazer tendas] será uma ferramenta central.

A história por trás do movimento tentmaking em crescimento na Libéria remonta a 2012. Líderes visionários receberam informações sobre a conferência "All Africa tentmaking" em Douala, Camarões. Por razões financeiras, eles decidiram viajar de ônibus. A viagem leva cerca de duas semanas. Quando eles passavam por uma fronteira, eles foram assaltados. Eles ainda conseguiram chegar à conferência. Enquanto ouviam os ensinamentos e conversavam com líderes de outras nações, nasceu a idéia de começar a enviar os tentmakers [fazedores de tendas] da Libéria.

Moses Quito e Clinton Gbawoh começaram a trabalhar em suas visões assim que voltaram para casa. No ano seguinte, eles organizaram o primeiro treinamento de tentmakers [fazedores de Tendas] na Libéria. Mais cursos se seguiram mais tarde. Em 2019, a Tent Liberia foi oficialmente lançada como uma filial da Tent International para expandir ainda mais o trabalho. 

Criando consciência

A visão permaneceu a mesma, mesmo quando novos líderes assumiram o comando. Nos últimos anos, os cursos GO Equipped foram realizados tanto na capital, Monróvia, como em outras regiões do país.

"Ainda estamos na fase de levar o entendimento sobre esta forma de fazer missão", diz o diretor do Tent Liberia, Christopher Johnson.

O mais recente treinamento GO Equipped foi realizado no campus da Universidade da Libéria no centro da cidade, em Monróvia.

"Damos prioridade ao contato com os estudantes". Este é um grupo com grande mobilidade que pode ser facilmente mobilizado, diz o diretor do Tent Liberia, Christopher Johnson. Quando começam a trabalhar, eles também podem estar abertos a encontrar empregos em outras nações", diz o diretor da Tent Liberia.

"O curso Go Equipped é uma das melhores coisas que me aconteceram em minha jornada cristã. Aprendi muita coisa que só meu coração pode conter. Cada vez que abro o livro do curso, continuo aprendendo mais", diz Kuku F. Lloyd. Ela trabalha como oficial de treinamento de RH no Senado da Libéria e foi um dos mais de vinte participantes do curso GO Equipped em Monróvia no ultimo curso.

"O curso já teve impacto na minha maneira de trabalhar". Foi esclarecedor saber que Jesus não está interessado apenas em minha vida espiritual, mas na plenitude de quem eu sou e no que faço - incluindo como realizo meu trabalho", diz Kuku F. Lloyd. Ela já tem uma rica experiência transcultural através de quatro anos de estudos na Europa. Agora ela está planejando mudar-se novamente para o exterior para servir a Jesus através da vida e do trabalho". 

Acompanhamento necessário

Christopher Johnson vê o bom acompanhamento dos participantes do curso como crucial para ajudá-los a seguir em frente em seus planos de ir como tentmakers [fazedores de tendas]. 

"Precisamos de mais pessoas e voluntários para expandir o trabalho e ser bons facilitadores para aqueles que vêm aos nossos cursos. Queremos que a Tent Libéria planeja se auto-financie através de suas atividades ao longo do tempo, mas por enquanto precisamos da ajuda de patrocinadores para construir as coisas", diz Johnson.

Um terceiro escritório da Tent na África Ocidental será lançado em 2 de abril deste ano, no Níger. Junto com Tent Liberia e Tent Nigeria, a nova filial formará um trevo de três folhas para recrutamento, treinamento e envio de tentmakers da África Ocidental. Por enquanto, a Tent Nigeria continua sendo o irmão mais velho das filiais da África Ocidental, tanto no que diz respeito às pessoas enviadas quanto às atividades. 

No final do mes de março e no início de abril, tanto a Tent Niger quanto a Tent Nigeria organizarão cursos GO Equipped. O curso organizado pela Tent Niger será realizado na capital Niamey de 30 de março a 2 de abril, enquanto o curso na Nigéria será realizado na cidade de Benin de 5 a 9 de abril. Você pode encontrar uma visão geral de todos os cursos GO Equipped planejados em https://www.tentinternational.org/events.

Por Steinar Opheim

Tradução Sabrina Barroso Silva

Previous
Previous

Curso Fé & Trabalho

Next
Next

As 4 perguntas feitas para Tentmakers